Header Ads

Cultura Pop A Rigor na Colab55

5 Filmes inspirados na Mitologia Grega

Esse texto é uma colaboração do Alexandre Ávila

Uma das coisas mais legais do cinema é que ele possibilita que entremos em mundos imaginários extraordinários. Cada ano que passa, filmes de super-heróis batem recordes de bilheteria. Muitas vezes nos perguntamos: da onde tiraram essas ideias malucas? Parece que a imaginação humana não tem limites e que sempre há algo realmente criativo a ser criado.


Porém, a verdade é que a milhares de anos atrás já existiam pessoas que escreviam histórias extremamente curiosas e fantásticas. A mitologia grega nada mais é do que um conjunto de mitos, lendas e histórias complexas e emocionantes. Como deveria de ser, a mitologia já serviu de base para diversos filmes do cinema e, por isso, mereceu um post exclusivo aqui no site. Vale uma maratona, hein? Confere aí:

Jasão e os Argonautas (Jason and the Argonauts, 1963)

O filme, super moderno para a época, conta a história de Jasão e sua busca pelo velo de ouro, ao lado dos tripulantes (argonautas) de seu navio. O filme apresenta uma das maiores cenas de luta da história do cinema, o qual conta com a presença de sete esqueletos (ela levou quatro meses para ser concluída!). Confira um trecho da cena (e lembre-se que foi filmado a mais de meio século atrás!):

Fúria de Titãs (Clash of the Titans, 1981 e 2010)

Talvez a maior obra já baseada nos mitos gregos. O roteiro é um pouco complexo (mas é muito bem desenvolvido). O filme conta a história de Perseu, que tem como missão resgatar Andrômeda de um casamento forçado, em meio a diversos deuses gregos. Os efeitos especiais são ótimos (para a época). Um prato cheio para quem gosta de Star Wars (sim, muitos críticos comparam as duas obras, embora o contexto seja completamente diferente).

O filme teve uma releitura em 2010, com efeitos especiais incríveis, mas dando mais ênfase aos temores dos personagens do que aos mitos em si.

Poderosa Afrodite (Mighty Aphrodite, 1995)

Essa comédia escrita e dirigida por Wood Allen apresenta algumas inspirações em passagens apresentadas por poetas mitológicos. A representação da Deusa Grega do Amor, Afrodite, fica por conta de uma personagem prostituta-atriz-pornô. O filme não é lá muito engraçado, mas vale a pena para conhecer um pouco mais do trabalho de Wood Allen.

Troia (Troy, 2004)

Um dos filmes mais caros do cinema moderno, conta com Brad Pitt, Sean Bean e Orlando Bloom. Repleto de cenas de batalha épicas, o filme apresenta passagens da mitologia grega de forma honesta e leve. Na obra, é narrada a lenda da Guerra de Troia, descrevendo como a fortaleza da cidade foi atacada por um exército grego liderado por Menelau de Esparta e Agamenon de Micenas. Para quem curtiu o ótimo “Gladiador (2000)”, é tiro certo!

Percy Jackson e o Mar de Monstros (Percy Jackson: Sea of Monsters, 2013)

Não tão fiel aos poemas mitológicos, o filme apresenta algumas mitos formatados em uma pegada mais “Wall Disney”. Percy Jackson, acompanhado por seus amigos Annabeth, Clarisse e seu irmão Tyson, sai para uma viagem meio ao Mar de Monstros para recuperar o Velocino de Ouro e salvar o acampamento meio-sangue apresentado no primeiro filme da franquia. Melhor do que parece, o filme apresenta algumas cenas divertidas. Não espere nenhum filme inesquecível… mas pode servir como um bom passatempo para quem curtiu filmes como “Instrumentos Mortais” e “Maze Runner”.

Alexandre Ávila é autor do site Mitologia Online. Se você também se interessa por mitologia grega, dê uma conferida, porque têm muitas histórias, lendas e explicações sobre os deuses. 


Assine o feed


DRI TINOCO

Apaixonada por música, cinema e gatinhos. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.