Header Ads

Cultura Pop A Rigor na Colab55

Review - A Avó

A Avó

La Abuela
Direção: Paco Plaza
Elenco: Almudena Amor, Vera Valdez, Karina Kolokolchykova
Espanha, França, Bélgica, 2021



A belíssima modelo Susana (Almudena Amor) deixa o trabalho de lado em Paris e retorna a Madri para cuidar de sua avó (Vera Valdez), que sofreu um AVC. Ela acredita que logo vai achar alguém para cuidar da anciã e daí poderá retomar sua vida profissional, mas acontecem alguns fatos estranhos que prolongam a situação e estabelecem um clima de horror.



Paco Plaza é mais conhecido por ser um dos diretores do ótimo [REC]. Como naquele filme, ele novamente acerta na criação de uma atmosfera tensa e assustadora. O horror está presente desde um certo desconforto em cenas que mostram os cuidados com uma pessoa doente que não pode mais simplesmente comer ou se limpar sozinha aos conflitos entre a beleza da juventude e a velhice que anuncia que o inevitável (?) fim está chegando. Plaza não está interessado em sustos fáceis e talvez nem precisasse do sobrenatural para entregar uma história de terror consistente, mas o fantástico está sim presente.



Plaza explora bem as dificuldades de cuidar de uma pessoa de idade doente e aborda a situação de forma realista, aumentando assim a tensão dramática. Consegue nos convencer também que Susana, xodó da vovó, não pode simplesmente deixar a velha em um asilo e vida que segue mesmo depois que as coisas vão ficando mais perturbadoras.. A fotografia e o clima sombrio contribuem para uma atmosfera de terror perfeita. O horror aqui é psicológico e mesmo quando o sobrenatural se apresenta, ele chega sem fazer muito barulho. Temos muito do horror do cinema clássico como um bater de portas ou uma aparição fantasmagórica. A trilha sonora ajuda bem a construir um clima tenso necessário. O filme tem um mistério que alguns espectadores vão matar antes de chegar ao final, mas isso não é importante e não estraga de forma alguma o resultado final.



No elenco, Almudena Amor está bem no papel da protagonista mas vou destacar principalmente o desempenho de Vera Valdez como a avó Pillar, que percebo como sendo uma escolha interessante para o papel quando descobri que na vida real Vera, que nasceu no Brasil, também foi uma modelo de marcas famosas no passado.





Em resumo, A Avó é um filme recomendado para quem curte um terror de clima e que explore conflitos e psicologismos. 




Disponível no HBO Max.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.