Header Ads

Cultura Pop A Rigor na Colab55

Antena Ligada: O Levante

No primeiro Antena Ligada do ano fiquem ligados no som de O Levante. 


O Levante é REP (RAP ou REP? entenda) de protesto. Som e letras da melhor qualidade que funcionam como aula de História, Sociologia, Geografia e tudo mais. Arte que  vem da periferia. Conheci o Levante há algum tempo em um evento no Cine Odeon para Pré-Vestibulares Comunitários e Estudantes em geral, O Domingo é Dia de Cinema e estava para falar deles aqui desde então.

O Levante lançou quase no fim do ano passado o novo single “É polícia e é militar", confira:

 Um pouco da história do Levante, pelo próprio grupo:

 

“Formado em 2007 por Gas-PA, um MC da velha escola fluminense, e Mimil, recém-formado nos trabalhos de base do Coletivo de Hip-Hop Lutarmada, O Levante resgata o REP comprometido com a luta dos explorados e oprimidos, convenientemente ofuscado pelo mercado fonográfica no alvorecer da Nova Ordem Mundial.

Com esta formação a dupla lança os álbuns Temeremos mais a miséria do que a morte e Estado de direito. Estado de direita.

Com a saída de Mimil, e a entrada de Charlene, O Levante lança o “À opressão Não Mais Sujeitos”, título que ao mesmo tempo em que faz menção ao hino da classe trabalhadora (A Internacional, que integra o disco numa versão bem peculiar), repudia a opressiva exigência de uso da norma padrão do idioma imposto pelo opressor europeu. Com esse disco, O Levante vem fincando raízes cada vez mais profundas no solo onde brotou e ainda brota artistas comprometidos com a luta contra-hegemônica e não com o mercado"

O terceiro CD “A opressão não mais sujeito” tem a faixa “Antimperiomidiático", contra o monopólio da comunicação:

Agora “E odeio ostentação”, outra porrada bem dada.

E mais uma para fechar, ao vivo:


Assine o feed

DRÉ TINOCO

André Tinoco

Professor de Geografia, cinéfilo nas horas vagas 

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.