Header Ads

Cultura Pop A Rigor na Colab55

Review - A Lenda dos Oito Samurais (1983)

Aventura fantástica para os fãs de tokusatsu


A Lenda dos Oito Samurais


 Satomi hakken-den, 1983

Direção: Kinji Fukasaku












Elenco:  Sonny Chiba, Hiroyuki Sanada, Hiroko Yakushimaru, Etsuko Shihomi, Kenji Ohba, Mari Natsuki, Masaki Kyomoto











Sinopse:

A Princesa Shizu é perseguida por um grupo maléfico e vingativo, em busca de mais poder. Esse império das trevasespalha o mal por várias regiões. Um grupo de samurais recebe a missão de proteger a princesa.

Cotação: 

Foi durante a década de 2000 que assisti pela primeira vez a essa simpática fantasia com samurais. A Lenda dos Oito Samurais estava lá, em um DVD adquirido por meros 9,90 em um daqueles baciões de ofertas das eternamente falidas Lojas Americanas. Ele vinha acompanhado de uma dublagem bizarra em inglês, substituindo o idioma original japonês. Trocar a palavra "samurai" por "ninja" era apenas uma das bizarrices dessa versão. Além disso, a qualidade da imagem, extraída aparentemente de um VHS mofado, também não era das melhores. Bem, eis que finalmente, tive a oportunidade de assistir essa produção da Toei com excelente qualidade de imagem e som original.


A história segue a jovem Princesa Shizu (Yakushimaru), que se encontra fugindo de seus inimigos. Na fuga, ela conhece o vagabundo Shinbei (Sanada), antes de ser resgatada de seus perseguidores por Dosetsu (Chiba), um samurai. Ele conta a ela a lenda das oito pedras, que identificam oito guerreiros com a missão de protegê-la e derrotar a malvada rainha Tamazusa (Natsuki), responsável pelo assassinato da família de Shizu e que controla o reino com seu vasto império maligno. Eles precisam encontrar todos os oito para atingir seus objetivos. Shinbei, ao descobrir a identidade da Princesa Shizu, pensa em pegar a recompensa oferecida por sua captura, mas acaba se apaixonando pela moça.

A trama de A Lenda dos Oito Samurais se desenrola com aquela clássica jornada do herói, onde os heróis vão surgindo e se juntando ao grupo por algum motivo. Uns mais interessantes, outros menos, mas nenhum muito aprofundado. Um ponto bacana é que o filme fica meio imprevisível, pois não temos garantia de que todos os mocinhos chegarão vivos à batalha final. Isso me lembrou de outro filme de fantasia dos anos 80, Krull, um clássico da Sessão da Tarde. Pena que os coadjuvantes da princesa e Shinbei não têm suas histórias desenvolvidas, e a empatia com eles fica a cargo apenas do carisma do elenco.



E que elenco. Além do grande Sonny Chiba como Dosetsu, vários de seus alunos do JAC estão no longa. Hiroyuki Sanada, que atualmente trabalha em Hollywood, interpreta Shinbei; Etsuko Shihomi aparece como a misteriosa Keno; e ainda Kenji Ohba, conhecido por fãs do tokusatsu como o policial do espaço Gavan e pelos fãs de Quentin Tarantino como o ajudante careca de Hattori Hanzo (Chiba); Hiroko Yakushimaru, que faz a princesa Shizu, estrelou o filme Sailor Suit and Machine Gun de 1981, que também pretendo assistir em breve,  foi uma idol de sucesso. O diretor Kinji Fukasaku dirigiu diversos filmes, sendo sua obra mais conhecida no ocidente a adaptação de Battle Royale, lançada em 2000.



A ação é frenética naquele estilo conhecido das produções da Toei Company dos anos 80. Os cenários e figurinos são caprichados e tem todo o charme dos efeitos práticos da época unidos aos efeitos especiais da pós-produção, trabalhados com muita inventividade, dando muita força e originalidade aos elementos fantásticos, como a bela cena em que Tamazusa toma um banho de sangue nua para rejuvenescer ou o ataque da cobra gigante. O que não gosto no filme é apenas a música cantada em inglês que toca na cena de amor dos protagonistas e nos créditos finais. Chatinha demais, tinha esperança que ela só estava na trilha da versão americana, mas não, faz parte da trilha original mesmo.



A Lenda dos Oito Samurais é indicado para todo fã de filmes de aventura, como o já citado Krull ou Senhor dos Anéis, e sobretudo para os fãs dos tokusatsu da Toei Company, uma vez que a linguagem não difere muito da produção usual do estúdio.


author

Marc Tinoco

Cinema, música, tokusatsu e assuntos aleatórios, não necessariamente nessa ordem



Me siga nas redes sociais: Twitter | Letterboxd | Spotify
Confira meus outros posts


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.