Header Ads

Cultura Pop A Rigor na Colab55

Ler um livro por dia no ChatGPT?

Uma tiktoker viralizou esses dias, ensinando as pessoas a ler um livro por dia através do ChatGPT, isto é, pedindo a AI para resumir capítulos de livros.



@lauratuttman sério com essa dica você consegue ler VÁRIOS livros em menos de uma semana fácil 😮‍💨📚🔥 #dicas #livros #chatgpt #hacks #lifehack ♬ Witch Familiar (Classical) [Classic](143628) - dice

Eu então resolvi testar essa "brilhante" dica

Teste 01: usei exatamente o mesmo comando que a influencer ensina e pedi que o Chat resumisse A Confissão de Lúcio, de Mário de Sá-Carneiro, um dos meus livros favoritos. 

@culturapoprigor #costurar com @lauratuttman #chatgpt #livros #literatura #ler #tiktokbook #booktokbrasil ♬ Witch Familiar (Classical) [Classic](143628)

Resultado: O chat não conseguiu. Lembrando que no vídeo original a moça dizia que servia para qualquer livro.

Teste 02: Troquei o comando e o livro. Pedi um resumo dos pontos principais de Entrevista Com o Vampiro, de Anne Rice. Um livro que já li na adolescência, reli na vida adulta e até escrevi um ensaio nos tempos de faculdade, ou seja, sei tudo que acontece nele de cabo a rabo. 

@culturapoprigor #costurar com @lauratuttman #chatgpt #booktok #livros #literatura ♬ Witch Familiar (Classical) [Classic](143628)

Resultado: Várias informações erradas. O chat disse que na primeira tentativa de Claudia e Louis se livrarem de Lestat, eles se surpreendem por ele se regenerar. Putz, eles são vampiros, eles sabem que vampiros se regeram. Eles só não tinham consciência da extensão do poder do Lestat, o ataque teria matado um vampiro mais fraco. Em seguida o Chat diz que Lestat pune Claudia a transformando em vampira... mas ela já é uma vampira nesse momento. Depois, segundo o GPT, Louis e Claudia seguem para Paris (não diz o que acontece com Lestat), encontram o teatro dos vampiros (não diz o que acontece lá) e vão para Nova Orleans, onde encontram Armand. Na verdade, Armand está em Paris no teatro e Claudia nunca retornará a Nova Orleans.

Conclusão:

O Chat GPT é uma ferramenta de geração de texto, não serve para pesquisa, não serve para detectar plagio e também não serve para resumir livro, porque sempre há a possibilidade dele criar informações. E acho que a gente precisa discutir porque é preciso ler um livro por dia. Ler um resumo não é o mesmo que ler o livro. Se você estuda, não é fácil, mas é preciso criar um tempo para isso, recorrer a esses truques não vai ajudar. E se a intenção é ler os resumos por lazer, pior ainda. Quem criou essa obrigação quantitativa? Leia no seu tempo vago, sem pressa, isso não é uma competição.

@culturapoprigor #costurar com @lauratuttman #booktok #livros #ler #chatgpt ♬ Witch Familiar (Classical) [Classic](143628)

Ouça o CFMC sobre AI

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.