A Marca de Nastassja Kinski
Um dos grandes ícones da sétima arte, Nastassja Aglaia Nakszynski, conhecida mundialmente por Nastassja Kinski.
A dona de um dos pares de olhos mais hipnotizantes do cinema, nasceu em 24 de janeiro de 1961 na cidade de Berlim, Alemanha. Filha do ator Klaus Kinski e da atriz alemã Ruth Brigitte Tocki, iniciou a carreira cinematográfica em 1975, aos 14 anos de idade, com o filme Falsche Bewegung, de Wim Wenders.
Nastassja sobreviveu a várias atribulações em sua vida, desde a infância e mesmo após ser uma atriz já reconhecida. Klaus Kinski abandonou ela, sua irmã e a mãe, porém Pola, a irmã, anos mais tarde, afirmou ter ido abusada pelo pai. Natassja confirmou que ele também tentou abusar dela.
Desde os treze anos começou a trabalhar como modelo para ajudar a mãe a manter a casa. Na década de 70, já era atriz em ascensão, foi presa na Alemanha ao retornar ao país para visitar a mãe. O motivo: na juventude, foi pega roubando em lojas e usando transporte público sem pagar por não ter condições, pouco depois foi solta por bom comportamento.
Sua atuação em Falsche Bewegung lhe deu o Prêmio de Ouro nos "Prémios Alemães de Cinema"; também fez papeis em filmes feitos para a TV alemã, como For Your Love Only, de Wolfgang Petersen.
Em 1976 participou do filme de terror inglês, com Christopher Lee, Uma Filha para o Diabo (To the Devil a Daughter), nesse filme ela fez cenas em que aparece completamente nua, mesmo tendo apenas 15 anos na época. Para o filme ser exibido nos E.U.A, foi dito às autoridades que ela havia nascido em 1959 e não em 1961. Nessa época, Nastassja se relacionou com Roman Polanski, que a aconselhou a estudar interpretação com o famoso Lee Strasberg e, assim, ela foi para os E.U.A.
Aos dezoito anos protagoniza o ótimo Tess, de Polanski, filme pelo qual ganha o Globo de Ouro de melhor atriz. E a partir daí vêm vários filmes de destaque, como A Marca da Pantera ( Cat People). Poliglota, fala fluentemente cinco línguas, Alemão, Russo, Inglês, Francês e Italiano, atuando também em filmes franceses e italianos. Outros filmes dela são o super premiado Paris, Texas, de Wim Wenders, Os amantes de Maria (Maria’s lovers), de Andrei Konchalovsky, que ganhou um César de melhor filme estrangeiro.
Natassja não se aposentou, mas escolhe a dedo os filmes que quer fazer, não quer mais atuar constantemente. Na vida pessoal, foi casada três vezes, um desses casamentos foi com o musico e produtor Quincy Jones, e tem três filhos.
DRÉ TINOCO
Professor de Geografia, cinéfilo nas horas vagas
Deixe um comentário