Header Ads

Cultura Pop A Rigor na Colab55

Review - A Space for the Unbound (2023)

A Space for the Unbound: Um indie focado na narrativa direto da Indonésia




A Space for the Unbound 


Data de Lançamento: 19 de janeiro de 2023 

Desenvolvedor:  Mojiken











Plataforma:   PC, PS4, PS5, Nintedo Switch, Xbox One, Xbox Series X/S







Sinopse:

Na Indonésia rural nos anos 90, o game conta a história de superação da ansiedade e depressão e a relação entre um rapaz e uma moça com poderes sobrenaturais.

Cotação: 









A indústria de Games Indie tem gerado diversas surpresas nos últimas anos e 2023 começou nos trazendo mais uma incrível adição a esta lista: “A Space for the Unbound”. Um game de aventura 2D do gênero slice-of-life (foco no cotidiano dos personagens) e focado na narrativa e com uma estética e design em pixel art.

“A Space for the Unbound” foi desenvolvido pela empresa Indie Mojiken Studio e publicado pela Toge Productions, lançado em 19 de janeiro de 2023, para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series S/X, Switch e PC.


A história se passa nos anos 90, em uma pequena cidade rural da Indonésia, onde vivem Atma e Raya, um casal de jovens vivenciando sua juventude, envolta de diversos mistérios, incluindo um estranho poder que cada um deles aparenta ter. Cabe a Atma desvendar estes mistérios, enquanto tenta descobrir a verdade.  



Uma bela representação artística dos anos 90 e cheia de mistérios


“A Space for the Unbound” é um game com muito foco em sua misteriosa narrativa, no qual você terá controle sobre Atma para descobrir as razões dos diversos eventos acontecendo ao seu redor.

Você poderá explorar a cidade e ouvir o que preocupa seus moradores, enquanto você utiliza um livro especial, chamado de Grimório Rubro. É com ele que você terá a habilidade de “Dimervenção”, no qual ti permite entrar numa dimensão que representa o “eu interior” de uma pessoa, e lá você descobre um pouco sobre o que aflige ela e poderá também tentar ajuda-la, através de uma variedade de pequenos quebra cabeças e/ou mini games. Essa ajuda também gera efeitos no mundo real, e com isso você descobrirá mais formas de progredir com a história.




O que torna engajante na “Dimervenção” é o fato de que os diversos personagens que precisamos ajudar são muito interessantes, eles contêm histórias variadas, e muitas são realistas, presenciamos diversas memórias… e algumas são bem pesadas. Tanto que o game alerta em seu início que ele toca em assuntos que podem causar “gatilhos” nas pessoas. Como depressão, ansiedade, problemas familiares e dificuldade de relacionamento social.

Felizmente, o game não abusa desses assuntos e os aborda de forma séria, sem banalizá-los, mas mesmo assim tenha certeza de avisar bem sobre isso ao seu público antes de jogar.


Além da Dimervenção você também poderá realizar algumas tarefas extras, como acariciar e dar nomes aos diversos gatinhos que vivem pela cidade, juntar uma coleção de tampinhas de garrafa, jogar um arcade de luta dos anos 90 e completar figurinhas de chiclete. Todas essas atividades extras nos recompensam com uma pequena cena relacionada ao passado do protagonista, agregando bastante para narrativa.

Apesar da história ser cativante, o que a torna única é o incrível trabalho artístico por trás da belíssima pixel art e da linda trilha sonora de “A Space for the Unbound”. Os cenários da cidade, os personagens e as diversas cenas narrativas ficaram muito lindas. O som ambiente e sua trilha sonora não ficam pra trás também, tudo de alta qualidade.

“A Space for the Unbound” é perfeito de se jogar em Live Stream e mais ainda de assistir


“A Space for the Unbound” é um game leve, assim como muitos jogos indies, não exige uma máquina muito avançada, então é bem tranquilo de se realizar live stream dele, independentemente da versão que você tenha acesso.

Ele é um game que não é muito longo, isso agrega bastante para live stream, pois é possível completar a história principal e seus conteúdos extras com 9 a 12 horas de gameplay.

Como a história é muito intrigante isso naturalmente será um dos pontos mais fortes ao realizar live stream dele, pois felizmente o game tem um bom ritmo aos nos mostrar os mistérios e aguçar nossa curiosidade do que está por vir a frente. Você pode aproveitar estes momentos em que novas dúvidas surgem, para tentar teorizar com seu público o que está de fato acontecendo na história e o que pode ser a origem destes mistérios. Você também pode tentar resolver os diversos quebra cabeças com auxílio do público.

“A Space for the Unbound” tem localização para Português Brasileiro, tornando-o ainda mais acessível para live stream, principalmente pela sua narrativa ser um dos pontos mais fortes dele.


Texto originalmente publicado em Gamohol

Siga o Gamehol

Siga o Alexandre Gaara

author

Cultura Pop A Rigor

site da irmandade Tinoco, composta por Marc, Dri e Dré



Me siga nas redes sociais: Twitter Instragram Facebook YouTube | TikTok 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.