Header Ads

Cultura Pop A Rigor na Colab55

Review - Ultraman Blazar (2023)

Ultraman Blazar traz mais ficção cienticica e doses menores de humor


 Ultraman Blazar


 Ultraman Blazar, 2023 - 2024

Criação: Tsuburaya Productions












Elenco:  Tomoya Warabino, Himena Tsukimiya, Konomi Naito e Hayate Kajihara











Sinopse:

Gento Himura lidera o SKaRD (Special Kaiju Reaction Detachment),  uma equipe secreta recém-formada, que utiliza o robô Earth Garon para combater kaijus. Gento se torna o hospedeiro do Ultraman Blazar, escondendo sua identidade secreta da família e dos companheiros de equipe.

Cotação: 



Ultraman Blazar, a mais recente série da franquia Ultra, chegou ao fim. Graças à iniciativa da produtora Tsuburaya, os brasileiros puderam acompanhar as aventuras do herói diretamente pelo YouTube, simultaneamente aos telespectadores japoneses. Essa prática vem sendo adotada desde o lançamento de Ultraman Z em 2020, obtendo tanto sucesso que, recentemente, a Tohokushinsha começou a fazer o mesmo com a nova série da franquia Garo. Énquanto isso a Toei Company, que tem um canal no YouTube intitulado TOEI TOKUSATSU WORLD OFFICIAL, ainda não aderiu a  tendência (tsc, tsc).


Ultraman Blazar sucedeu o esquecível Ultraman Decker, apresentando uma trama mais voltada para a ficção científica do que as séries anteriores, e com uma dose um pouco menor de humor. Na história, o protagonista Gento Hiruma (Tomoya Warabino) é escolhido para liderar o SKaRD (Special Kaiju Reaction Detachment), uma equipe recém-formada destinada a enfrentar kaijus. Gento também se torna o hospedeiro do Ultraman Blazar, tornando-se assim o primeiro capitão do esquadrão de defesa da Terra que também é o herói-título. Hiruma, com seus 30 anos de idade, é casado e pai de um filho de 7 anos. Essa caracterização ofereceu um contraste notável em relação aos protagonistas das séries anteriores da chamada New Generation Heroes, jovens e iniciantes.



Assim como Gento, Ultraman Blazar também tem suas diferenças em relação aos outros heróis da nova geração de Ultras. Blazar não se comunica verbalmente; emite sons de forma primitiva e exibe um comportamento peculiar, quase selvagem. No início, sua interação com Gento é bastante complicada, pois o capitão tem dificuldades em compreender algumas de suas atitudes, resultando em alguns conflitos entre o herói e seu hospedeiro. Blazar também não muda de forma. Ao longo da série, adquire uma armadura e um pássaro dourado. Devido a essas características únicas, juntamente com seu visual inspirado, Blazar é um forte candidato a ser um dos Ultras mais memoráveis da nova geração.


Os integrantes do SKaRD se destacam como alguns dos mais carismáticos da franquia nos últimos tempos. Eles são Emi Aobe (Himena Tsukimiya), Anri Minami (Konomi Naito), Yasunobu Bando (Hayate Kajihara) e Teruaki Nagura (Yuki Ito). Cada um tem seu momento de destaque ao longo da série, participando ativamente nos episódios. Em especial, Emi se sobressai ao investigar uma conspiração de alto escalão que monitora a presença de kaijus no planeta. Além disso, para combater os monstrengos, o SKaRD conta com um robô gigante chamado Earth Garon, que lembra o Mechagodzilla da franquia cinematográfica do Godzilla.


Com um ótimo nível de produção, Blazar inicia com um primeiro episódio excelente, repleto de cenas de ação sólida, bem orquestradas, e efeitos visuais de alta qualidade que superam as produções cinematográficas mais recentes da Marvel. O CGI é utilizado com grande imaginação e criatividade, destacando-se. As coreografias de lutas são impecáveis, apresentando um estilo único de Blazar que, por vezes, se inclina para o humor devido à imprevisibilidade de seus golpes e poses. 



Ainda sobra espaço para dramas bem construídos e alívios cômicos habilmente inseridos. Ao contrário do ultra anterior, Blazar não se envolve em tramas confusas com viajantes do tempo, mantendo os episódios mais fechados e  abrindo espaço para o desenvolvimento discreto da trama de conspiração e monstros alienígenas, que se encerra em um bonito final sobre os problemas acarretados pela falta de comunicação.


Ao contrário de Decker, Ultraman Blazar encerra-se deixando um sabor de quero mais devido ao carismático herói protagonista e ao excelente elenco. Não hesitaria em assistir mais 25 episódios com eles. Torcemos para que o próximo herói da franquia esteja à altura.


A Tsuburaya continua investindo consideravelmente para consolidar sua marca global. Além das legendas em várias línguas, Blazar está disponível no canal oficial do Ultraman no YouTube também com dublagem em inglês. O que vem por aí? O céu é o limite.

author

Marc Tinoco

Cinema, música, tokusatsu e assuntos aleatórios, não necessariamente nessa ordem



Me siga nas redes sociais: Twitter | Letterboxd | Spotify
Confira meus outros posts


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.