Header Ads

Cultura Pop A Rigor na Colab55

Review - Todas as Garotas do Presidente (1999)

Todas as Garotas do Presidente 
Dick
Direção: Andrew Fleming
Elenco: Kirsten Dunst, Michelle Williams, Dan Hedaya, Will Ferrel, Ryan Reynolds
EUA, 1999


Uma das coisas que eu gosto em streaming é as vezes encontrar aquele filme bem bacana que eu desconhecia ou que provavelmente nunca procuraria na “locadora” mesmo se soubesse a respeito da existência pois, vocês sabem, tem muitos filmes. Mas estando no streaming, chega aquela tarde de domingo depois do almoço e acabo clicando nele para ver qual é. Ei, tem a Kirsten Dunst pré-Homem-Aranha. E como eu gosto quando o filme me surpreende sendo bom.



Todas as Garotas do Presidente é aquele tipo de comédia que muitos erroneamente tomam por boba, mas que na verdade é de uma inteligência extraordinária. Dirigido por Andrew Fleming, mais conhecido pelo cultuado Jovens Bruxas e que também realizou o interessante As Três Formas de Amar, Todas as Garotas do Presidente é um filme repleto de sarcasmo e crítica ao american way of life que, no decorrer de sua narrativa, também desenvolve suas duas protagonistas com primor.



O título em português faz questão de não deixar dúvidas que se trata de uma paródia ao clássico Todos Os Homens do Presidente (1976), de Alan J. Pakula, ou que, pelo menos, aborda o mesmo assunto. Kirsten Dunst e Michelle Williams interpretam as adolescentes Betsy e Arlene que visitam a Casa Branca com um grupo em excursão. Elas se separam desse grupo e acabam indo parar em uma sala onde a equipe do presidente Nixon está picando papéis comprometedores. Elas são então contratadas para passear com os cachorros da Casa Branca e descobrem toda a verdade sobre o presidente e o caso Watergate.



As duas protagonistas inicialmente parecem ser apenas as personagens estereotipadas de costume, mas vão crescendo a medida que saem da alienação política e começam a se decepcionar com a realidade. A hilária paixão de Arlene pela figura de Nixon, um dos mais bizarros presidentes da história norte-americanos junto ao recente Trump, satiriza muito bem a mania de idealizar políticos. Todas as Garotas não apela para o riso fácil e pode não agradar a todos, mas certamente quem perceber toda a ótima construção da sátira, que torna bastante plausível esse universo onde um presidente dos Estados Unidos é derrubado por duas adolescentes desmioladas, vai curtir.



Além das duas estrelas, vale mencionar também a brilhante caracterização dos jornalistas Bob Woodward e Carl Bernstein, interpretados por Will Ferrell e Bruce McCulloch em tons bem distintos de Robert Redford e Dustin Hoffman em Todos os Homens do Presidente. Mas o maior destaque do elenco mesmo é o ótimo Dan Hedaya que está muito bem como Nixon. Deve nada a Anthony Hopkins.

Disponível na HBO Max

4.0/5.0

Assisto sempre os filmes legendados e admito que fiquei curioso em saber como a dublagem lidou com os inevitáveis trocadilhos com “Dick”


ليست هناك تعليقات

يتم التشغيل بواسطة Blogger.