Header Ads

Cultura Pop A Rigor na Colab55

Antena Ligada: Mc Garden

 Nada mais de dizer que só falamos de Rock aqui no Antena Ligada. O objetivo do espaço é falar de quem está fazendo musica de qualidade por aí. Independente do estilo. Trago hoje um funkeiro: MC Garden.



Garden é Lucas Rocha, paulistano de 19 anos que vêm liderando um novo seguimento do funk paulistano. Ele canta rimas que falam  dos problemas sociais que a população brasileira vive. Seu objetivo é conscientizar adolescentes e pré-adolescentes, que são a maior parte do publico do funk, da importância da educação e de compreender o mundo e o país em que vivemos. Assim critica políticos, a televisão, o mal uso de redes sociais, etc.

 MC Garden chamou muita atenção na internet em Junho do ano passado quando lançou o videoclipe “Isso é Brasil”, que tem muito a ver com os protestos que tomaram o país naquele mês. Só que a musica foi feita antes. Mostra, portanto, a visão atenta e a sensibilidade que Garden tem das coisas que estão acontecendo ao seu redor. No clipe aparece, por exemplo, uma crítica ao deputado Marcos Infeliciano.


 Todos sabem o preconceito que o funk sofre no país, quando muitos afirmam que só produz músicas que fazem apologia ao crime, putaria e ostentação. Até mesmo nomes famosos, como Anitta e Valesca Popozuda, que estão mais para cantoras pop, não escapam ao recalque. Não estou falando de questão de gostar ou não do trabalho delas, também não sou fã, mas é incrível o ódio que vejo sendo disseminado contra essas moças. E falar de violência, sexo, ostentação é reflexo da realidade em que vivem, não é a causa dela. É preciso combater esses problemas sociais, não o funk.

Mc Garden mostra o caminho em sua música Funk da Educação: "Os jovens têm que compreender a importância dela. E os adultos também. É um exemplo de funk crítico. Como tem outros por aí, portanto chega desse papo de “funk é musica de bandido, é musica de idiota".

Para conhecer melhor o trabalho do Mc Garden acesse:


Assine o feed

DRÉ TINOCO

André Tinoco

Professor de Geografia, cinéfilo nas horas vagas 

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.