Review - Ultraman Taro (1973)
Ultraman Taro é divertido, cartunesco e cativante
Sinopse:
Kotaro Higashi é membro do ZAT e fica gravemente ferido em uma batalha contra um monstro. Entre a vida e a morte, a Mãe de Ultra surge diante de Kotaro. Ele é banhado pela luz dos Irmãos Ultra e se funde a Ultraman Taro, tornando-se o sexto irmão Ultra a combater o mal no planeta Terra.
Em celebração ao 50º aniversário do lançamento de Ultraman Taro (que estreou no Japão em 6 de abril de 1973), a Tsuburaya disponibilizou semanalmente, em seu canal no YouTube, episódios da série com legendas em português ao longo do último ano. Recentemente, foi ao ar o último episódio e, por enquanto, a produção pode ser encontrada completa na plataforma. Acompanhei os capítulos sempre em seu lançamento e agora escrevo sobre uma das séries mais divertidas da franquia.
Embora o tema de abertura pegajoso afirme que Taro é o "Urutoraman number six", Ultraman Taro foi na verdade a quinta série dos gigantes de luz. A música inclui Zoffy, que não teve uma série para chamar de sua, na contagem. Taro é o caçula da família Ultra e um verdadeiro filhinho da mamãe. Muitas vezes, é a Mãe de Ultra quem vem salvar o garotão de algum perigo, e quando ela não o faz, envia os irmãos mais velhos em seu socorro. O hospedeiro de Taro é Kotaro Higashi (interpretado por Saburo Shinoda), que faz parte do Esquadrão ZAT, o grupo responsável pela proteção da Terra naquele momento.
Ultraman Taro é uma das séries menos sisudas desse universo. Possui um visual mais extravagante do que as anteriores, com monstros espalhafatosos e um tom mais cômico. Kotaro e os membros da ZAT também têm um humor mais presente, e as crianças estão mais envolvidas nos episódios. Essas diferenças de Taro em relação a Ultraseven e às outras séries geralmente geram críticas negativas, alegando que Taro seria o pior dos primeiros seriados da franquia. Aqui no Brasil, é comum os fãs afirmarem que as produções voltadas para um público mais infantil (como Machine Man, Bicrossers, Patrine...) são ruins. Isso está longe de ser verdade.
Há também a participação especial de todos os atores originais dos Irmãos Ultra em um momento raro em que aparecem juntos na tela. Infelizmente, os outros crossovers da irmandade não são tão bons. Não é muito legal ver Ultras já estabelecidos perdendo para inimigos não tão poderosos. Zoffy apanhando do insano Birdon até vai, mas os ultra-irmãos sendo humilhados por um adversário depois vencido facilmente por Taro é difícil de engolir.
As escolhas da produção de Taro podem parecer estranhas para quem assistiu às séries anteriores, mas o visual psicodélico dos monstros e até mesmo o uniforme berrante do ZAT não destoam da proposta do seriado. Divertido, cartunesco e cativante, Ultraman Taro fez grande sucesso no Japão, e seu protagonista se tornou um dos mais icônicos dos guerreiros Ultra.
Deixe um comentário