Header Ads

Cultura Pop A Rigor na Colab55

Antena Ligada: Lika Rosa

No Antena Ligada de hoje música e poesia de uma artista que conheci há algum tempo por indicação da Dri e estava para falar do trabalho dela aqui.  Lika Rosa.


Ativista cultural da Zona Leste de São Paulo, Lika Rosa é cantora, compositora, além de atriz. Tenho escutado e assistido muitos excelentes artistas independentes que trabalham com cultura popular e fazem da música um ativismo de movimento e Lika é uma das mais recentes gratas surpresas que pude ouvir. Ela, na verdade, já está há um bom tempo atuando nessa frente.

Seu trabalho é Musica Popular Brasileira bem estilo regional recheada de influências de ritmos como Hip Hop, Samba, Maracatu, Jazz, Pop Rock, Bolero e Eletrônico. Suas apresentações acompanhada de sua banda são experiências que vão além da música, elas também são teatrais. Reúne a música em Saraus com performances de expressão corporal, literatura brasileira e poesia.

No ano de 2012, Lika Rosa lançou o CD Movi…mento, com 13 faixas de canções e também poemas musicados. Movi…Mento é também o nome do coletivo que Lika ajudou a criar em 2011. Ele reúne jovens músicos da capital paulista em atividades artísticas desenvolvidas  em áreas da Zona Leste, como São Miguel Paulista, Vila Cisper e Ermelino Matarazzo. O coletivo além da música trabalha com projetos de educação e outras formas de arte, além de outras ações voluntárias.


No começo do ano Lika lançou o Vídeo Clipe “Terra Desconhecida & Mouco” que junta canção e poema baseando-se no livro clássico “Povo Brasileiro” do Antropólogo e Escritor Darcy Ribeiro. Na letra críticas a atual situação da Amazônia e das populações indígenas que “Re-existem” perante projetos como a Usina Belo Monte. A letra relaciona com o que começou lá atrás, a falsa estória do descobrimento do Brasil, como se a História começasse com a chegada dos portugueses. O resultado do trabalho, é então, uma aula de Cultura, História, Etnicidade, Geografia, Literatura, Sociologia e Antropologia. 

Assistam o Videoclipe:

 Nas palavras da própria Lika Rosa:

“O poema “Terra Desconhecida” é voltado para o povo brasileiro, o surgimento entrechoque do invasor português e as causas nas influências dos índios e negros africanos. Com base na obra “O Povo Brasileiro" de Darcy Ribeiro, onde podemos buscar e inventar o Brasil que queremos. O poema retrata os homens e mulheres, povo que se comportam como uma só gente. Brasil, signo da utopia, terra sem males, morada de Deus… Herdamos árvores, ervas, flores, hábitos, beleza magnífica e, um belo dia chegam com um “tabelião” dizendo que haviam descoberto o Brasil, entregue e registrado em 1.500 pelos portugueses.” 

Para conhecer mais o trabalho de Lika Rosa e seus parceiros e parceiras:

Twitter

Youtube

Facebook 

Parabéns a Lika Rosa pelo excelente trabalho e fiquem com um pouco mais:

Assine o feed


DRÉ TINOCO

André Tinoco

Professor de Geografia, cinéfilo nas horas vagas 


    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.