Header Ads

Cultura Pop A Rigor na Colab55

Conheçam Zaz

 Estava pelo Youtube um dia desses quando o site me sugeriu ouvir o álbum homônimo da cantora francesa Zaz. O álbum não é tão novo, alguns de vocês antenados com música around the world  podem já conhecer, mas para mim foi uma bela surpresa e estava para recomendar aqui há um tempo.



O nome verdadeiro de Zaz é Isabelle Geffroy, ela nasceu em 1 de maio de 1980 em Tours e em seu trabalho, traz elementos da musica francesa como a fanfarra fundidos com o gypsy jazz, que é o “Jazz cigano”, estilo que teria começado com o guitarrista Jean “Django” Reinhardt, nos anos 30. Aliás, ele foi o primeiro jazzman francês a influenciar estadunidenses, ao contrário do jazz saído de New Orleans, que a influencia é inversa. Zaz passeia ainda pelo pop e pelo soul.

Esse primeiro disco de Zaz saiu em 2010 e a canção “Je veux” fez bom sucesso internacional. Em 2013 lançou seu segundo álbum “Recto verso”. Além disso, uma de suas musicas entro na trilha de “A invenção de Hugo Cabret”, de Martin Scorsese, e ela já fez dueto com Plácido Domingo em “La chanson des vieux amants”.  Ou seja, ela está em ascensão.

O nome Zaz tem um sentido, significa um ciclo, em que Z é o fim e A é o início. Outra característica dela é que desde que começou a ter mais publico e money,  tem doado toda a renda de seu merchandising para projetos sociais.

Zaz acabou de passar pela América do sul com sua turnê e fez show no Rio de Janeiro no Circo Voador, foi no ultimo 20 de Março, pouco conhecida aqui ainda, o show não foi tão divulgado e eu não pude ir. Mas vale a pena conhecer o som dessa francesa agora:





Encantado.

Assine o feed

DRÉ TINOCO

André Tinoco

Professor de Geografia, cinéfilo nas horas vagas 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.