Header Ads

Cultura Pop A Rigor na Colab55

Review – Robocop – O Policial do Futuro (1987)

 Robocop – O Policial do Futuro

Robocop
Direção: Paul Verhoeven.
Elenco: Peter Weller, Nancy Allen, Dan O’Herlihy, Ronny Cox, Kurtwood Smith, Miguel Ferrer.
EUA, 1987
Robocop – O Policial do Futuro crítica

É o seguinte: Robocop de Paul Verhoeven não é um dos melhores filmes dos anos 80. É um dos melhores filmes de todos os tempos. Assisti pela primeira vez em uma das reprises da Globo nos anos 90 e desde então é um dos meus favoritos. Revejo pelo menos uma vez por ano.

A fantasia sobre um policial de Detroit que é trucidado por uma gangue de meliantes e que ressurge como Robocop graças a uma inescrupulosa corporação, é repleta de humor ácido e criticas mordazes. Tudo intencionalmente exagerado, como a famosa violência do longa.

Robocop – O Policial do Futuro resenha


Robocop não envelheceu nada. Muitas de suas criticas, como à televisão e ao consumismo, por exemplo, são atuais. Os efeitos práticos ainda são bem bacanas e mais realistas do que muito CG que tem por aí atualmente. Em ritmo de HQ, o filme não perde tempo. Toda a trama é contada com fluidez, não há uma cena desnecessária no longa inteiro. Cenas como a de Murphy  visitando sua antiga casa são fantásticas. Não se gasta tempo com diálogos expositivos, tão em voga nas produções recentes.

Peter Weller é perfeito como Robocop. Ele passa todas as emoções do personagem, sem esquecer a condição robótica deste. Ninguém se movimentou melhor na armadura do policial do futuro do que ele. Em Robocop 2 seus movimentos ainda são mais roboticamente perfeitos. O elenco coadjuvante é muito bom, com destaque para Nancy Allen e sua Lewis, Ronny Cox e o vilanesco Dick Jones, além Kurtwood Smith, como o bandidão Clarence Boddicker.

filmes dos anos 80

A trilha sonora de Basil Poledouris é insuperável. Futurista como o personagem pedia. inesquecível quando Robocop sai para a primeira patrulha e  a fanfarra começa a tocar. O som, vencedor do Oscar, também merece elogios. A armadura do policial do futuro tem um visual arrebatador. Criada por Rob Bottin ela continua impressionante até hoje. A versão prata atualizada exibida no remake do Padilha, por exemplo, é muito mais bacana do que a versão Dark Knight.


O RoboCop original foi um sucesso. Diferente do seu remake, custou menos (US$ 13 milhões) e rendeu mais (US$ 53 milhões nos EUA), sem nenhum nome famoso no elenco.

5.0/5.0



Assine o feed


MARC TINOCO

Cinema, música, tokusatsu e assuntos aleatórios não necessariamente nessa ordem. 


ليست هناك تعليقات

يتم التشغيل بواسطة Blogger.