Header Ads

Cultura Pop A Rigor na Colab55

O inesquecível Peter O'Toole

Hoje tive vontade de escrever sobre o grande Peter O’ Toole

Peter O’ Toole ator


Peter Seamus O’Toole nasceu em 2 de agosto de 1932, em Connemara, na Irlanda. O’Toole estudou em um colégio católico, período que ele descreveu da seguinte forma: “Eu costumava ter medo das freiras: toda sua negação a feminilidade – os vestidos pretos e raspar todo cabelo – foi tão horrível, era terrível". Aliás, O’Toole dizia ter perdido a fé na religião organizada quando adolescente, mas afirmava continuar crendo em Cristo, ao seu modo:  “Ninguém pode levar Jesus para longe de mim … não há nenhuma dúvida de que houve uma figura histórica de grande importância, com noções enorme. Como a paz".

Peter O’ Toole  teatro


 Ao sair da escola,  ele conseguiu um estágio como jornalista e fotógrafo. Em 1952, O’Toole, através de  uma bolsa de estudos, ingressou na Royal Academy of Dramatic Art, onde estudou na mesma classe de Albert Finney.

Peter O’ Toole jovem

Peter O’ Toole lindo


Na vida pessoal é sabido que O’ Toole tinha problemas com o álcool. Sua esposa, a atriz galesa Siân Phillips, com quem foi casado de 1959 a 1979, alegava que Peter bebia demais e era sujeito a crises de ciúmes. Com Siân, ele teve duas filhas,  Kate e Patricia. De um relacionamento com a modelo Karen Brown, nasceu seu terceiro filho, Lorcan. A bebida foi a causa de alguns problemas de saúde que quase o levaram a morte nos anos 70, quando precisou ter seu pâncreas e grande parte do estômago removidos.

Peter O’ Toole cigarro

Peter O’ Toole familia


Como ator, os primeiros trabalhos de Peter O’ Toole foram no teatro, onde atuou, por exemplo, em diversas peças de Shakespeare, inclusive vivendo o papel titulo de Hamlet. Fez alguns trabalhos na televisão e em 1960 aconteceu sua primeira aparição no cinema, no filme  Kidnapped. Entretanto, seu primeiro papel de expressão viria em 1962, papel que marcaria a sua carreira e pelo qual seria sempre lembrado:  T. E. Lawrence, em Lawrence da Arábia. O’Toole protagonizou o filme, depois que, veja só, Marlon Brando e Albert Finney recusaram o projeto. 

Peter O’ Toole Lawrence da Arábia

ator bonito

galãs

Com Omar Shariff, na noite do lançamento de Lawrence da Arábia

Peter O’ Toole e Omar Shariff Lawrence da Arábia

Lawrence da Arábia  lhe rendeu a primeira das suas oito indicações para o Oscar de melhor ator. Oscar que só viria em  2003, pelo conjunto de sua obra. Por essas e outras, sempre achei que as pessoas costumam levar o Oscar mais a sério do que deveria…

Peter O’ Toole


Peter recebeu seu Oscar honorário das mãos de Maryl Streep

 Ao longo de sua carreira, O’Toole ganhou quatro Globos de Ouro, um BAFTA e um Emmy.

Peter O’ Toole

Peter O’ Toole


 Com Audrey Hepburn, em Como Roubar Um Milhão de Dólares (1966)

Peter O’ Toole

Peter O’ Toole

Peter O’ Toole


com Romy Schneider, em O Que é Que Há, Gatinha? (1965)

Peter O’ Toole


Em 2004, acompanhado por Eric Bana e Brad Pitt, na estreia de Tróia (2004)

Peter O’ Toole


Peter O’Toole faleceu em  14 de dezembro de 2013, aos 81 anos, segundo o divulgado, de causas naturais.

Assine o feed


DRI TINOCO

Apaixonada por música, cinema e gatinhos. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.