Review - Spring Breakers – Garotas Perigosas (2012)
Spring Breakers – Garotas Perigosas
Spring BreakersElenco: James Franco, Vanessa Hudgens, Selena Gomez, Rachel Korine, Ashley Benson.Direção: Harmony KorineEUA, 2012
Como era de se prever, Spring Breakers chegou direto nas locadoras brasileiras. Com direito a um dispensável subtítulo.
Quatro amigas desde a escola primária tentam juntar dinheiro para passar duas semanas de férias na Flórida. Como não conseguem o suficiente, enveredam pela vida bandida. Depois de alguns dias divertidos de férias, são levadas em cana numa batida policial. Alien (James Franco), um traficante local, paga a fiança delas e as férias tomam um rumo inesperado.
Roteirizado e dirigido por Harmony Korine, o mesmo que escreveu o polêmico Kids, esse é aquele tipo de filme que você ama ou odeia. Quando via os posteres, trailers e fotos de divulgação, ficava pensando se o filme não seria apenas uma desculpa para mostrar as lindinhas Vanessa Hudgens, Selena Gomez, Ashley Benson e Rachel Korine de biquininho (não que eu tivesse algo contra), mas o longa é felizmente mais que isso
Korine faz uma melancólica reflexão sobre os excessos da juventude sem cair na armadilha de julgar suas personagens. Às vezes o filme pode soar como uma glamourização da periguetice, outras como critica a uma juventude inconsequente, que só quer diversão. As moçoilas estão certas? erradas? Ele deixa os julgamentos a cargo do espectador.
Visual colorido, uma edição de videoclipe, monólogos em off, frases repetidas a exaustão, número musical com música de Britney Spears e um tanto de situações absurdas. Korine não economiza em estilo e isso pode cansar o espectador comum que só foi ver o filme por causa das meninas. Quem busca algo a mais, no entanto, se surpreenderá e embarcará na viagem sem problema.
Merecem elogios a genial sequência que mostra o primeiro assalto das garotas. As protagonistas estão bem. Conheço Hudgens de Sucker Punch e ela parece realmente não está querendo apenas brincar de ser atriz e Selena até que surpreende. James Franco rouba a cena no papel do rapper gangster.
Spring Breakers está longe de ser um filme apelativo como andam dizendo por aí. Korine fez Spring Breakers com a clara intenção de provocar sensações e reflexões em quem o assiste. Creio que tenha sido bem sucedido em sua intenção.
O fato de ser estrelado por ex-musas da Disney, leva seus antigos fãs a assisti-lo, mas creio que fãs das bobagens musicais estrelada pelas garotas ainda não estão prontos para o filme. Talvez daqui há alguns anos…
5.0/5.0 |
MARC TINOCO
Cinema, música, tokusatsu e assuntos aleatórios não necessariamente nessa ordem.
Deixe um comentário