Header Ads

Cultura Pop A Rigor na Colab55

O Fantástico Jaspion

Kyoju Tokusou Jaspion estreou no Japão em 1985 sucedendo Shaider que encerrava, de forma melancólica, a trilogia dos policiais do espaço iniciada com Gyaban e continuada com Sharivan. Jaspion era uma aposta da Toei Company para romper com os clichês utilizados a exaustão nas séries anteriores. Conseguiu isso de forma louvável, mas alcançou apenas um sucesso mediano na terra do sol nascente. No Brasil O sucesso foi gigantesco. 

O Fantástico Jaspion


Estreando em 1987 na extinta Manchete, juntamente com Changeman, Jaspion chegou a ser exibido três vezes ao dia e vendeu de chicletes a revistas em quadrinhos. Em seu rastro vieram inúmeras outras séries inclusive na Globo, viciada em produções americanas, que adquiriu Gyaban e Shaider provavelmente pelo visual similar ao de Jaspion. No inicio dos anos 90 a Manchete adquiriu Spielvan e aproveitando-se do visual similar do novo herói  ao de Jaspion o batizou de Jaspion 2. Spielvan, porém não repetiu nem de longe o mesmo sucesso.

Alan Moto space


Os 46 episódios de Jaspion mostravam sua luta contra o vilão Satã Goss e seu filho Macgaren que pretendiam construir na terra o império dos monstros. Para destruir Satã Goss, Jaspion deve encontrar o misterioso pássaro dourado. Recheado de referências biblícas, cinematográficas e literárias os roteiros de Jaspion estão entre os melhores dos anos 80, ao lado de Kamen Rider Black, Jiraiya e Metalder.

Gigante Guerreiro Daileon


















Os personagens de Jaspion são alguns dos mais carismáticos de todos os tempos. os vilões e monstros são bem bolados. O design era um dos melhores. O Gigante Guerreiro Daileon é lembrado até hoje. Suas batalhas contra os monstros e o próprio Satã Goss eram bastante diferenciadas das que ocorriam em Changeman, por exemplo. Daileon era mais um personagem que um acessório como fica evidente no episódio 26.

Jaspion

No elenco de Jaspion marcam presença Hiroshi Watari, astro de Sharivan e Spielvan, como o agente Boomerman. Kiyomi Tsukada, de Machineman e que havia participado de um episódio de Shaider, vive a andróide Anri que acompanha o herói. Junichi Haruta, que vive Macgaren, foi herói em Goggle Five e Dynaman tendo atuado em episódios de Cybercops, Jiraiya, Solbrain dentre outras séries. Issao Sassaki que interpreta o professor Nanbara é cantor e interpretou a música tema de Metalder. O carismático Seiki Kurossaki, que viveu o papel-título, atuou em dois episódios de Bioman um ano antes e deixou a carreira para se dedicar a vida de mergulhador, uma paixão sua.

Jaspion e Mad Gallant

Jaspion e inimigas















Jaspion recentemente foi lançado em dvd pela Focus juntamente com Jiraiya e Changeman.

Episódios Obrigatórios

Ep. 05. O Enigma da Flauta - Macgaren é o próprio anti-cristo.
Ep. 08. O Casal Fugitivo - Algumas das melhores sequências de ação da série estão aqui.
Ep. 10. O Ataque do Pirossauro - Os fãs de Anri sabem por que esse episódio é obrigatório.
Ep. 12. A Profecia - Primeira menção ao Pássaro Dourado.
Ep. 15. Sonho ou Ilusão: A Imagem Dourada - Primeira aparição da Família Nanbara e um embate titânico ao final.
Ep. 18. O Inimigo Imortal - Jaspion encara um inimigo de seus falecidos pais.
Ep. 23. O Monstro do Século - O Episódio mais dramático de toda a série
Ep. 26. O Contra-ataque de Daileon - Descubra por que Gigante Guerreiro Daileon é o robô gigante mais foda dos anos 80.
Ep. 28. Dados Mortais do Monstro Eletrônico - Daileon em um confronto magnânimo com um monstro robô.
Ep. 29. A Morte de Macgaren - Jaspion liquida o vilão mas ele volta do mundo dos mortos pelas mãos da bruxa espacial Kilza.
Ep. 35. A Descoberta do Pergaminho - Jaspion descobre sobre as crianças apontadas pela luz que podem invocar o pássaro dourado.
Ep. 36. O Milagre das Novas Vidas - O confronto final com a bruxa Kilza.
Ep. 39. O Poderoso Beijo de Miyo - Curiosidade: Megumi Sekiguchi, a irmã bonitinha do Jiraiya, apareceu aqui antes como a Miyo.

Jaspion e Joe Tiger




Ep. 41. O Atirador da Justiça - Jaspion enfrenta um amigo e antigo rival.
Ep. 43. O Misterioso Mundo de Satã Goss - Satã Goss sofre uma metamorfose e vira um poderoso monstro.
Ep. 45. Sou o Filho de Satã Goss - O embate final com Macgaren é um dos melhores dos anos 80.
Ep. 46. A União dos Povos da Via láctea - O final. Fecho com chave de ouro.





Siga o CPR:

Siga no Twitter Siga no Instagram Se Inscreva no Canal Siga no TikTok  Curta no Facebook Assine o feed





Marc


Cinema, música, tokusatsu e assuntos aleatórios, 

não necessariamente nessa ordem

     



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.