Header Ads

Cultura Pop A Rigor na Colab55

Inscrições abertas para 6º Talent Press Rio

Inscrições para críticos de cinema vão até 10 de julho de 2022


Estão abertas as inscrições para a 6ª edição do Talent Press Rio. Iniciativa do Goethe-Institut, da Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci), da Berlinale Talents e do Festival do Rio, com apoio da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

O workshop funciona como uma plataforma de capacitação de jovens críticos de cinema e ainda possibilita acompanhar um grande festival de cinema internacional. Seis participantes, que serão selecionados por um júri formado por profissionais da área, terão a oportunidade de vivenciar o Festival do Rio.

Eu participei no ano passado, no formato virtual do workshop, por conta da pandemia de COVID-19, e mesmo não podendo ter a experiência completa do Festival, as palestras e discursões foram muito prazerosas e enriquecedoras. 

O Talent Press Rio é realizado no âmbito do Festival do Rio – Rio International Film Festival – que comemora, neste ano de 2022, sua 24ª edição. O workshop acontecerá entre os dias 7 e 14 de outubro de 2022. Além de acompanharem a programação do evento, os talents participam de seminários, mesas-redondas e masterclasses, sob a tutela de expoentes da área, imbuídos da missão de desenvolver conteúdo jornalístico sobre os filmes vistos.

O Talent Press Rio é parte da iniciativa internacional dos trabalhos do Berlinale Talents, que também acontece em Berlim, Buenos Aires, Durban, Guadalajara e Sarajevo.

Missão do projeto

O Talent Press Rio busca contribuir para a formação e o treinamento de críticos e críticas de cinema, que escrevem em português, gerar oportunidades de intercâmbio entre os países de língua portuguesa nos campos da cultura, bem como reforçar os laços culturais em seus respectivos países, aperfeiçoando-os. Esse diálogo é fundamental para o desenvolvimento do processo político, social e cultural de países que têm no idioma um ponto em comum.

O português é a língua materna de aproximadamente 240 milhões de pessoas e o sétimo idioma mais falado no mundo. Já a educação e a formação de críticos e críticas são elementos chave do jornalismo de alta qualidade e do diálogo lusófono entre culturas. Por meio da tutoria e da troca de experiências com pessoas de todo o mundo, o projeto Talent Press Rio visa desenvolver e aprimorar as habilidades editoriais de selecionados/selecionadas, bem como oferecer a oportunidade de construir uma networking que contribua para a internacionalização da crítica entre países lusófonos.

Normas de seleção

Para concorrerem a uma vaga no projeto, os candidatos concordam automaticamente que todo o material produzido pelos/pelas participantes será publicado nos sites do Festival do Rio, do Goethe-Institut, da Fipresci e da Berlinale Talents.

As inscrições estão abertas de 30 de maio até 10 de julho de 2022 e são feitas por meio do preenchimento do formulário eletrônico. Os campos devem ser preenchidos em português. Todos os documentos solicitados deverão ser enviados em um arquivo único OBRIGATORIAMENTE. Candidatos que enviarem mais de um arquivo serão automaticamente desclassificados.

Pré-requisitos:

É necessário que os candidatos:

  • Sejam iniciantes na área de cinema e jornalismo, com experiência prática comprovada;
  • Tenham disponibilidade exclusiva ao programa de 7 a 14 de outubro de 2022;
  • Sejam naturais de países lusófonos ou residam neles – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste;
  • Tenham publicado três artigos relacionados a filmes, obrigatoriamente em português, nos últimos dois anos (seja no formato impresso ou virtual – é necessário que conste a data de publicação em cada artigo). É necessário o envio dos artigos no formato PDF. Se impresso, scaneado; se virtual (blog é aceitável), o PDF deve conter a captura diretamente da página web. É necessário ainda que, nos artigos enviados, conste o nome do autor do texto;
  • Falem e redijam em português;
  • Tenham o conhecimento intermediário da língua inglesa que permita o diálogo com críticos, críticas e jornalistas internacionais convidados/convidadas.

Inscrições: www.berlinale-talents.de/bt/rio/ap/info/index

Em caso de dúvidas, envie um e-mail para: [email protected]

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.