Header Ads

Cultura Pop A Rigor na Colab55

Review – Metal Hurlant Chronicles

A Netflix disponibilizou recentemente em seu catálogo todos os 12 episódios já produzidos da série Metal Hurlant Chronicles, adaptação das histórias da revista francesa Metal Hurlant (conhecida na maioria dos países como Heavy Metal). 


Produzida por Justine Veillot e Guillaume Lubrano, que também dirige os episódios, cada temporada tem 6 episódios, de 30 minutos, que contam uma história independente, com personagens diferentes em um mundo diferente (embora alguns atores apareçam em mais de um episódio). A única coisa que os interliga é a passagem de um meteoro que viaja pelo espaço. Enfim, como a revista que a inspirou, a série é uma antologia, um tipo de formato que eu sempre curti muito, os saudosos Amazing Stories e Nightvisions são exemplos.

Não é necessário assistir os episódios em ordem cronológica para entender o que se passa. Se você perde um, não vai ficar sem entender o que vem depois e também pode começar a assisti-los na ordem que bem entender. Eu assisti todos em sequência e abaixo deixo meus comentários sobre cada um:

T1E1: A Coroa do Rei



Elenco: Scott Adkins, Michael Jai White, Darren Shahlavi e Matt Mullins

Baseado em “King’s Crown” por Jim Alexander e Richard Corben de Metal Hurlant №142, and (Vol.2) No. 10,[1] e (hardcover) No. 2.

Em um planeta distante, onde Idade Média e a tecnologia se misturam, um rei tirano a beira da morte promove uma competição que irá definir quem será seu sucessor. Adkins vive um guerreiro que, caso seja o vencedor, pretende mudar as coisas no reino, mas… Boas cenas de luta e um final surpresa muito foda.

T1E2: Me dê Abrigo


Elenco: James Marsters e Michelle Ryan

Baseado em: “Shelter Me” de Dan Wickline eMark Vigouroux em Metal Hurlant №142, e (Vol.2) No. 9,[2] e (hardcover) No. 1

Mulher acorda no abrigo antibombas do seu vizinho, que garante que o apocalipse nuclear aconteceu lá fora. Verdade ou ele está simplesmente mantendo-a em cativeiro? Clima de suspense até bacana, apesar de você já poder adivinhar qual será o final em determinada parte do episódio.

T1E3: Luz Vermelha/ A Fria Verdade


Elenco: Guy Amram, David Belle, Jean-Yves Berteloot, Cyrille Diabaté, Patrice Delmont e Jean-Michel Martial

Baseado em: “Red Light” de Geoff Johns & Christian Gossett e “Cold Hard Facts” de R.A. Jones e Matt Cossin em Metal Hurlant №141, e (Vol.2) No. 2 (“Red Light“),[3] and (Vol.2) No. 8 (“Cold Hard Facts“),[2] and (hardcover) No. 1 (both)

Nesse episódio temos a adaptação de dois contos da HQ. No primeiro, um homem tenta escapar de uma prisão controlada por alienígenas. Ou será que não? Já no segundo, o melhor, cientistas do ano 2312 descobrem um homem congelado no século 20, que não é o Capitão América. Na verdade esse foi o piloto realizado para vender a série.

T1E4: Três Astronautas em Conflito


Elenco: Craig Fairbrass, Dominique Pinon, Eriq Ebouaney, Nathan Rippy e Andy Chase

Baseado em: “3 on a Match” de R.A. Jones e Ryan Sook em Metal Hurlant №139, e (hardcover) No. 1

Após uma explosão, três astronautas são obrigados a brigar pelas últimas reservas de oxigênio em sua nave danificada. Bastante senso de humor nesse aqui.

T1E5 : Mestre do Destino


Elenco: Joe Flanigan, Kelly Brook e Charlie Dupont

Baseado em: “Les Maîtres du Destin” por Alejandro Jodorowsky & Adi Granov. Metal Hurlant №143, e (Vol.2) No. 10 (como “Masters of Destiny")

Dois bandidos intergalácticos alcançam um planeta habitado por uma raça misteriosa, que conhece a data e hora de morte de todas as criaturas do universo. Jodorowsky! e tem o decote da Kelly Brook.

T1 E6: o Juramento de Anya


Elenco: Rutger Hauer, Grégory Basso, Puiu Mitea, Ion Bechet e Gabriel Velicu

Baseado em: “Le Serment d’Anya” de Julien Blondel e Jérôme Opena em Metal Hurlant №146.

Guerreiro é enviado ao mundo dos humanos para matar um demônio, e descobre que este é um menino de seis anos. Vale pelo final surpresa, mas é meio arrastado.

T2 E1: Uísque Sem Gelo


Elenco: Michael Biehn, James Marsters, Dan Cade e Florin Stancu

Baseado em “Whisky in the Jar” de Jim Alexander e Gérald Parel em Metal Hurlant (Vol.2) No. 14,[1] and (hardcover) No. 2

Xerife de uma pequena cidade fica incomodado com a presença de um médico que salva vidas com habilidades especiais estranhamente adquiridas. Esse é um dos meus favoritos, com um final foda e macabro.

Segunda Temporada

T2 E2: O Endomorfo


Elenco: Michael Jai White, Michelle Lee e Silvio Simac

Baseado em: “Endomorphe” de Stéphane Levallois emMetal Hurlant (Vol.2) No. 14,[1] e (hardcover) No. 1

Num mundo em que a humanidade foi extinta por criaturas criadas por ela própria, a última esperança está nas mãos de um garoto. Ou será que não? Mais um episódio viajandão, com final meio nonsense.

T2E3: Khondor – O Leal


Elenco: Karl E. Landler, Marem Hassler, Scott Adkins, John Rhys-Davies, Marc Duret e Kamel Laadaili

Baseado em: “The Loyal Khondor” de Alejandro Jodorowsky, Pascal Alixe, e Dan Brown em Metal Hurlant (Vol.2) No. 4

A bela princesa Alaria foi infectada por um terrível vírus, e Khondor, guerreiro leal ao rei, parte em busca do único que conhece a cura: Gimli Holgarth, alquimista que vive em um planeta desconhecido. Lá, Khondor terá de fazer uma escolha. Mais Jodorowsky. Esse episódio é um dos poucos que se passa no mesmo universo de outro, no caso do seguinte.

T2E4: Segunda Chance


Elenco: Scott Adkins, Lygie Duvivier e Karl E. Landler

Baseado em: “Second Chances” de James MacDonald,Jorge Pereira Lucas, e Dan Brown em Metal Hurlant (Vol.2) No. 5,[2] e (hardcover) No. 1

Jogador inveterado tem que escapar do cobrador de dívidas mais temido do universo. Adkins em um papel em que não distribui sopapos. Destaque para a bela Lygie Duvivier e o final com referências bíblicas e junguianas.

T2E5: Segundo Filho


Elenco: Karl E. Landler, Frédérique Bel e Dominique Pinon

Baseado em: “The Second Son” de Brian Robertson& Fred Beltran em Metal Hurlant (Vol.2) No. 13,[1] e (hardcover) No. 1

Tybalt e Byron são filhos de um rei, que costumam lutar entre si para divertimento do pai. Um dia, Byron é convencido por sua amante a matar seu irmão mais velho. Esse é um dos poucos episódios com nudez.

T2E6: De Volta à Realidade


Elenco: Jimmy Jean-Louis, Dominique Pinon, Lygie Duvivier, Guy Amram, Grégory Basso e Aurore Tomé

Baseado em: “Reality Check” de Jim MacDonald & Francis Tsai em Metal Hurlant (hardcover) No. 1

Com sua máquina de sonhos, Norman manipula a vontade de seus clientes. Mais um episódio viajado com um plot twist bacanudo.


Desconsiderando a falta de nudez (uma das marcas da publicação, presente no longa-metragem animado) e o baixo orçamento (que prejudica o visual, um dos pontos fortes das HQs), as histórias são ótimas, muitas com finais surpreendentes e nada felizes.

Temos várias caras conhecidas entre astros da terceira divisão e veteranos (Scott Adkins, Rutger Hauer, Michael Biehn, Michael Jai White) e belas mulheres, que não podem faltar em uma adaptação de Metal Hurlant, como Kelly Brook e Lygie Duvivier. Enfim, vale a visita.

3.5/5.0



Assine o feed


MARC TINOCO

Cinema, música, tokusatsu e assuntos aleatórios não necessariamente nessa ordem. 


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.