Header Ads

Cultura Pop A Rigor na Colab55

Antena Ligada: Repper Fiell

No Antena Ligada trago o Repper Fiell, direto do Santa Marta no Rio de Janeiro. Ele faz rap para conscientização e discussão social e política. Faz uma arte revolucionária.



 Fiell ou Emerson Cláudio Nascimento dos Santos tem 34 anos; neto de repentistas, morador do morro Santa Marta, ele lançou no ano passado “Pedagogia da Dominação”, seu terceiro álbum (os anteriores foram Mundo Cão de 2002 e Arbitro da Própria Vida de 2006). O seu trabalho se  inspira no educador Paulo Freire, que, entre muitos livros, escreveu, em 1970, “Pedagogia do Oprimido”, que defende um método de ensino que não despreza o que os alunos conhecem. O conhecimento é construído em constante diálogo entre professor e discente.

Fiell considera que a música e a arte em geral deve promover a educação. Deve propiciar às pessoas reflexão da realidade e o que acontece nela. Assim se forma o conhecimento e não através de uma educação de base opressora.

Em suas musicas ele critica exatamente o que constitui essa Pedagogia da Dominação. O Estado, o Capital, a arbitrariedade da polícia. O Santa Marta foi a primeira área a receber uma UPP – Unidade de Polícia Pacificadora. Em suas letras ele questiona essa ideia passada pela mídia de que as UPPs estão levando a paz a todas essas comunidades. Os casos de opressão e abuso são vários. Ele mesmo juntamente com sua esposa, que é pedagoga já foi preso após um show.

Eu já assisti o Repper Fiell em duas apresentações seguidas de debates sobre direitos humanos para Pré-Vestibulares Populares. O seu CD é um ótimo material para usar em aula. Discutir com os estudantes o quanto a tão falada violência que vivemos é um produto do capital e do Estado para oprimir ainda mais as populações de baixa renda.

 Assim, Fiell segue participando de debates em vários espaços. Ele participa ainda do coletivo Visão da Favela, lançou um livro e tem uma grife, a Movimente-se. Tudo de forma independente. Seu objetivo não é ficar rico, lógico ou não falaria desses temas, e sim viver da arte que ele gosta e contribuir com a emancipação dos jovens pobres.

Para conhecer melhor o Repper Fiel:

Assine o feed

DRÉ TINOCO

André Tinoco

Professor de Geografia, cinéfilo nas horas vagas 

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.