Header Ads

Cultura Pop A Rigor na Colab55

Review – Bling Ring – A Gangue de Hollywood (2013)

 Review – Bling Ring – A Gangue de Hollywood

The Bling Ring 
Elenco: Katie Chang,Israel Broussard, Emma Watson, Claire Julien, Taissa Farmiga, Gavin Rossdale
Direção:Sofia Coppola
EUA / Reino Unido / França / Alemanha / Japão, 2013


The Bling Ring, filme de Sofia Coppola, acompanha uma gangue de adolescentes moradores de Los Angeles, que roubam as casas de celebridades, como Paris Hilton e Lindsay Lohan. Aqui, o filme ganhou, como é comum em terras brasilis, o subtítulo chinfrim de “A Gangue de Hollywood”.

Sofia escreveu o roteiro do filme a partir do livro “Bling Ring”, da jornalista Nancy Jo Sales, que também escreveu um artigo para a revista “Vanity Fair” sobre a história, logo após a prisão dos adolescentes. Assim, o tema que Sofia aborda no filme é a atração de jovens ricos, entediados e de cabeças vazias, pelo mundo da fama, que sempre habitou seus desejos. Ser uma celebridade, não importa fazendo o que, é o que os move; e acabam mesmo conseguindo seus quinze minutos de fama. Pais relapsos ou que são tão cabeça de vento quanto os filhos, são o outro ingrediente para levar os jovens por esse caminho.



Os nomes dos jovens foram trocados no filme. Os lideres Marc, que não é o Marc do CPR, ( Israel Broussard) e Rebecca (Katie Chang), iniciaram os roubos com a casa de um conhecido de Marc, são na vida real, respectivamente Nick Purgo e  Rachel Lee. Os outros integrantes são Cloe (Claire Julien ) e as irmãs de criação Nick (Emma Watson) e Sam  (Taissa Farmiga), respectivamente Courtney Ames e Alexis Neiers e Tess Taylor.

Os meliantes pesquisavam na internet onde as celebridades estariam naquele dia, tipo filmando fora da cidade ou em uma festa; pesquisavam também o endereço das mansões e então  se dirigiam ao local, sempre tendo como alvo roupas, sapatos, perfumes, maquiagens e acessórios de grifes famosas, como Chanel, Yves Saint Laurent, Tiffany, Alexander Mcqueen, etc. Em 2008 e 2009 teriam acumulado quase 6 milhões de dólares em objetos roubados, sendo presos em 2010. Os jovens furtaram as residências, além das já citadas Hilton e Lohan, de outros famosos, como Orlando Bloom e Rachel Bilson.



Sobre o elenco e produção, Sofia Coppola, para mim já se firmou há muito tempo como uma diretora autoral e com muito talento. Em seus filmes, ela demonstra um olhar sobre a história, ao mesmo tempo que consegue evitar julgamentos morais, pois os personagens ficam livres mostrando seus posicionamentos e pensamentos, é assim também em “Maria Antonieta” “Encontros e desencontros” etc. Dessa forma, em Bling Ring ela não se preocupa em apontar o quanto as atitudes dos jovens estão erradas, mas se percebe uma crítica a sociedade atual glorifica a fama, causando essa busca incessante por ser uma celebridade ou, ao menos, possui aqueles objetos para ostentar, como uma forma de experimentar um fragmento da vida de um famoso.

O elenco não destoa, todos estão muito bem, afinal Sofia também é uma boa diretora de atores. Destaque para Emma Watson; é interessante que ela não é a protagonista do filme, mas a partir de um determinado ponto atraí todas as atenções. É muito bacana o cinismo que ela consegue imprimir em sua interpretação, no momento da captura de sua personagem e no depoimento após a prisão. Nick tem todo um discurso sobre como vai crescer espiritualmente com o episódio. Aliás, a cena em que ela dá entrevista na TV e fica sendo interrompida pela mãe é de um humor refinado, uma das melhores cenas, mostrando que o desejo de aparecer veio de família. Assim, Emma prova que Hermione foi só o começo, não é a toa que tem sido elogiada em “Noé”, é uma das atrizes jovens mais promissoras sem dúvida.

Falando de algumas polêmicas sobre a repercussão do filme, como esperado li coisas como “Mais uma vez o cinema glamourizando valores errados”, o mesmo que alguns disseram de “Spring Breakers”. Isso acontece porque muita gente acha que se não há nenhum discurso no filme, dizendo “Isso não se faz”, é exaltação dos atos mostrados. O fato de um filme retratar a história de criminosos, não significa que aprova as atitudes. Se você prestar a atenção no filme, vai ver o retrato que é construído dos personagens, as vidas vazias que levam, se você acha isso legal, o problema está em você, não no filme.



Na verdade, a crítica que Sofia faz resvala inclusive no vazio da vida das celebridades. Paris Hilton, que faz ponta no filme (na minha opinião a definição máxima de celebridade, citando letra de Marcelo D2 “Celebridade é artista, artista que não faz arte”), tem a casa roubada pelo grupo umas oito vezes, mas ela possui tantas coisas que simplesmente não percebia as invasões. Paris disse que chorou ao ver as cenas do roubo de sua casa na película, cenas que ela permitiu que Sofia filmasse em sua própria humilde residência. Outra curiosidade é que Lindsay Lohan foi colega de prisão de uma das ladras de sua mansão, Alexis (Nick no filme).

É possível fazer um paralelo da história de Bling Ring com a dos jovens do filme alemão “Edukators”, no entanto, no alemão, os jovens invadiam casas de ricos, não para roubar, mas para alterar as coisas e escrever críticas, era um ataque ao consumismo e à desigualdade de uma forma lúdica, uma crítica ao sistema. Os jovens de Bling Ring, não estão contra ninguém, eles querem subir mais no sistema, ser como aqueles que estão roubando.
Assine o feed

DRÉ TINOCO

André Tinoco

Professor de Geografia, cinéfilo nas horas vagas 

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.