Header Ads

Cultura Pop A Rigor na Colab55

Antena Ligada: La Digna Rabia

 Esse é o primeiro Antena Ligada do ano, para quem não sabe esse é o espaço em que falamos de bandas e artistas que não são de grandes gravadoras. São artistas de qualidade que estão na estrada de forma independente ou em pequenas gravadoras.

banda La Digna Rabia


E no Antena Ligada de hoje: a banda La Digna Rabia. Isso mesmo, o idioma é o espanhol , mas a banda é brasileira, formada no Rio Grande do Sul. Eles fazem um som que une o rock gaúcho ao som que vem das bandas dos outros cantos da América Latina. A opção de cantar em espanhol, mesmo sabendo que isso dificulta o sucesso aqui (até porque bandas de outros países latinos também não ganham muito destaque aqui), se deve a querer aproximar sua mensagem a essas bandas que os influenciaram, conforme a própria banda: eles cantam a “identidade latino-americana oprimida".

 Quer saber o significado do nome do grupo? Eles explicam:

“'La Digna Rabia' é a expressão que sintetiza a luta zapatista no sul do México, onde desde 1994 os remanescentes dos povos maya da região propõem novos modos de atuar e pensar, baseados em princípios de justiça e democracia, sem renunciar sua identidade. A raiva que manifestam dos anos de exploração é permeada por um sentimento de resgate de sua dignidade”

Para quem não sabe o Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN) é o movimento que surgiu no sul do México em 1994, quando assinavam o Tratado de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA), em que se falava dos benefícios do Neoliberalismo para o país, quando na verdade o tratado ratificava o que já acontecia o México como um grande quintal para a exploração por parte das empresas estadunidenses. Milhares de indígenas  tomaram sete cidades do estado de Chiapas e desde então são 20 anos de resistência.

É esse sentimento que o La Digna Rabia traz em suas letras. Abanda é formada por Marcelo Argenta, na voz e guitarra, Rafael Costa no baixo, Tharcus Aguilar na bateria,  Igor Bryzanatrupha nas guitarras, Tavinho na percussão, Douglas Z. Benzi no trombone e vocais e Tito no trompete. Havia ainda Eduardo Boiko, com o acordeon, escaleta e harmônica, mas, infelizmente ele faleceu no ano passado.

Antena Ligada - La Digna Rabia


Já com várias canções lançadas como  “Ser Gobernado”, “Esta Ciudad", “Dicen” e “Copacabana”, eles resumem assim seu trabalho:

“Pois a La Digna Rabia é uma banda que se reúne a partir desse sentimento: transmitir na música essa identidade latinoamericana oprimida. De uma intenção original de ser uma banda que faria versões de canções de protesto cantadas em espanhol, houve uma evolução para um repertório próprio no qual se sobressai essa tentativa de mescla de elementos vindos do universo musical latino com a influência roqueira que é parte da formação de cada um de seus integrantes. Assim, mais do que uma banda de canções de protesto, pretende ser uma banda que trilhe um caminho da integração dessas diferentes referências musicais que atravessam essa encruzilhada cultural que é o Rio Grande do Sul, ponto de encontro de distintas correntes musicais no sul da América do Sul. (…)

Fica o convite para conhecerem o trabalho da La Digna Rabia, com suas canções que falam de guerras, mas também falam de amores. Falam da raiva, mas também falam da festa. Uma banda de rock latino, 100% gaúcho.”



 

Para ouvir o La Digna Rabia:

 Facebook

Canal do Youtube

Eu quase assisti um show do La Digna Rabia quando estava em Porto Alegre no ano passado, era na Casa do Teatro, show do Día de los Muertos, mas quando eu e meu pessoal chegamos estava muito cheio, não deu para entrar, foi aí que ouvi falar da banda pela primeira vez e fui ouvir na internet. Na próxima não faltarei.



Assine o feed

DRÉ TINOCO

André Tinoco

Professor de Geografia, cinéfilo nas horas vagas 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.